Início Minha História Meus Projetos Notícias Links Úteis Meu Partido Fale Comigo
SAÚDE: Deputada discute Zika Vírus, Plano Estadual de Saúde e situação do Nosso Lar
  Deputados se reúnem com secretário de Saúde do Estado (FOTO: FERNANDA FRANÇA)

Deputados estaduais vão integrar um comitê, formado por representantes de todos os poderes e entidades representativas da sociedade, para trabalhar no combate ao Zika Vírus.

O assunto foi debatido nessa quinta-feira (3), durante reunião na presidência da Assembleia Legislativa, com a presença de parlamentares, técnicos e do secretário de Estado de Saúde, Nelson Tavares. 

A deputada Mara Caseiro (PTdoB) informou que o presidente da Casa, Júnior Mochi (PMDB), e um membro da Comissão de Saúde, da qual ela é presidente, devem ser indicados para integrar o comitê. 

“Vamos participar com certeza, pois a população precisa entender a gravidade do problema e que se cada um não cuidar ao menos da sua própria casa não será possível combater o mosquito”, observou.

Tavares pediu aos deputados apoio no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e do Zika Vírus, que tornou-se alvo de maior preocupação, segundo o secretário de Saúde, Nelson Tavares, após mais de dois mil casos de microcefalia em recém-nascidos serem constatados no Nordeste. 

“Não só a microcefalia [má formação do cérebro], mas outras doenças neurológicas estão sendo relacionadas ao Zika Vírus. Viemos pedir apoio nessa guerra contra o mosquito e compartilhar a aflição do Governo em evitar uma epidemia, pois são várias consequências e precisamos tomar medidas urgentes”, frisou o secretário estadual. 

Para tanto, o presidente da Assembleia Legislativa se prontificou a colocar o Projeto de Lei 274/2015 em tramitação em regime de urgência. A proposta, de autoria do deputado Ângelo Guerreiro (PSDB), permitirá a criação de um Programa de Prevenção e Vigilância visando controle da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus. 

Também prevê, dentre outras ações, a entrada compulsória aos imóveis de proprietários que recusarem as ações de Saúde, além de multas. 

Segundo dados apresentados pela Secretaria de Saúde, 10 casos de microcefalia já foram confirmados em Dourados. Apesar de ainda não haver confirmação, podem estar relacionados com o Zika Vírus.

Nenhum caso de Zika Vírus foi confirmado no Estado, porém, houve 27 notificações, sendo seis já descartadas e 21 sob investigação.

Já há casos da doença confirmados em 18 estados da Federação. 

NOSSO LAR

A deputada também anunciou que na próxima semana convocará uma reunião da Comissão de Saúde para tratar das dificuldades pelas quais passa o Hospital Nosso Lar, referência no atendimento aos pacientes com distúrbios mentais em Mato Grosso do Sul. 

O diretor técnico da instituição, Paulo Henrique Tognini, fez um apelo para que a Assembleia Legislativa interceda junto ao governo do Estado e prefeitura de Campo Grande, com o objetivo de aumentar o aporte financeiro para 2016. 

De acordo com a deputada, o convênio com prefeitura e governo termina em dezembro, o que pode afetar o atendimento dos pacientes no início do próximo ano. 

“Temos que discutir agora essa questão, com urgência, porque o hospital precisa começar o ano com esse contrato renovado”, afirmou Mara Caseiro.  

PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 

Presidente da Comissão de Saúde, Mara Caseiro comandou reunião com técnicos do governo para discutir o Plano Estadual de Saúde período 2016-2019. 

A audiência pública foi solicitada pela Secretaria de Estado de Saúde e atende ao disposto no artigo 31, parágrafo único, da Lei Complementar 141, de 2012, que prevê a prestação de contas quadrimestral. 

Para a deputada, foi mais uma oportunidade da Casa conhecer o que está sendo feito pelo governo nesse setor em nosso Estado. Mara Caseiro também destacou que a regionalização da saúde “está saindo do papel”, o que é um ponto extremamente positivo. 

“Vemos que é um projeto que está sendo concretizado, e que nossa saúde começa a ser regionalizada, fortalecendo o atendimento onde o paciente está”, concluiu.

------------------------------------------------------------------------------
  Imprimir         Enviar para um amigo
------------------------------------------------------------------------------