Início Minha História Meus Projetos Notícias Links Úteis Meu Partido Fale Comigo
Deputada diz que criação de Conselho Indigenista é proposta simplista de Dilma
  Mara Caseiro protesta contra ação de Dilma (FOTO: ROBERTO HIGA)

A deputada estadual Mara Caseiro (PMB) criticou hoje (17) a presidente Dilma Rousseff (PT) por ter anunciado a criação do Conselho Nacional de Política Indigenista. Para ela, esta é uma medida “simplista”, uma vez que o governo Federal tem consciência de que a solução definitiva está na compra de áreas dos produtores rurais, o que levaria ao fim das invasões pelos povos indígenas.

“Fico decepcionada com a nossa presidente por apresentar uma solução tão simplista para um problema tão grave. Nós já sabemos como resolver o conflito no campo. Será que a Dilma não sabe, ou não quer saber?”, questionou a parlamentar.

Mara disse não entender o motivo que levou Dilma a anunciar a criação de tal conselho, uma vez que já existe a Funai (Fundação Nacional do Índio) e o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) para cuidar dos interesses das comunidades indígenas.

“Eu não entendi pra que ela propôs a criação desse conselho. Será que é pra acomodar funcionários do Cimi?”, questionou.

MENTIRAS

Mara Caseiro voltou a criticar o posicionamento do Cimi, que publicou inverdades em sua página na internet.

Em texto referente ao pronunciamento da presidente na 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, o Cimi cita uma cobrança, feita em abril deste ano à Dilma, sobre demarcações e homologação de terras tradicionais “localizadas em regiões onde os povos indígenas sofrem com a violência de grileiros, posseiros, madeireiros e fazendeiros, como é o caso dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul”.

“Aqui não tem grileiros, posseiros ou madeireiros. Aqui tem produtores rurais com terras tituladas, adquiridas de boa fé, e que trabalham para colocar comida na mesa dos brasileiros”, disparou Mara Caseiro.

------------------------------------------------------------------------------
  Imprimir         Enviar para um amigo
------------------------------------------------------------------------------